sexta-feira, 4 de julho de 2014

ICom e Programa Esag Comunidade abrem edital de seleção para o Projeto DI



 
 






A formação visa contribuir para o desenvolvimento institucional das Organizações da Sociedade Civil e para o fortalecimento do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente de Florianópolis.

O Instituto Comunitário Grande Florianópolis – ICom em parceria com o Programa Esag Comunidade, abrem edital para mais uma edição do Projeto de Desenvolvimento Institucional (DI).

O lançamento do Projeto será dia 10 de julho no auditório da UDESC/ESAG às 8h30min e contará com palestra da editora executiva da publicação Pais & Filhos Ciça Lessa sobre os direitos das crianças e adolescentes e sua garantia.

O lançamento será aberto para
OSCs que atuam com crianças e adolescentes, estudantes e investidores sociais que tiverem interesse no tema. A presença dever ser confirmada no inscricao@icomfloripa.org.br.

Nesta edição, o processo de formação está voltado para organizações da sociedade civil membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Florianópolis, sendo desenvolvido em parceria com o Programa de Extensão ESAG Comunidade da UDESC.  

15 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis, serão beneficiadas com bolsas para a formação de dois de seus gestores, num valor correspondente a R$ 5.300,00 cada, integralmente coberto pelo Projeto.

As organizações interessadas em participar do edital deverão preencher o formulário online disponível no site do ICOM até o dia 31 de julho. As instituições selecionadas serão comunicadas por e-mail e a lista delas estará disponível aqui no site a partir do dia 11 de agosto.

O processo de formação envolve cerca de 100 horas e ocorrerá por meio de encontros quinzenais. Tem como foco a integração entre conceitos, vivências e práticas, por meio de um processo de assessoria contínua e de formação em ação. A metodologia está estruturada para fortalecer o DI das OSCs nas dimensões: “Quem somos?”, “O que fazemos?”, “Como fazemos?” e “Com quem fazemos?”. Essas dimensões serão trabalhadas em diferentes formas de produção do conhecimento e aprendizagem vivencial, por meio de encontros de formação, oficinas práticas, seminários temáticos, visitas de diagnóstico, apoio e avaliação, assessoria individualizada, preenchimento dos dados da OSCs no www.portaltransparencia.org.br e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O objetivo do projeto é contribuir para o DI das OSCs, proporcionando aos seus gestores  conhecimento e vivência para que possam conduzir processos de DI nas OSCs em que atuam, fortalecendo a sua governança para sustentabilidade.

Além disso, por meio de seminários temáticos, será estimulado o diálogo e a troca entre as OSCs participantes e outros diferentes atores/instituições que formam o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente de Florianópolis, tendo em vista fomentar a sua articulação e intercâmbio.

O programa envolve também a formação de cinco alunos da UDESC durante o processo que vão apoiar o acompanhamento das OSCs, monitorados pelos professores.

O acompanhamento individualizado das OSCs busca apoiar o gestor e sua organização na elaboração de seu PDI, com atenção à inovação e na qualidade de sua ação junto às crianças e adolescentes. O projeto DI busca ainda aprimorar a comunicação das OSCs com a sociedade por meio da inserção de suas informações no www.portaltransparencia.org.br.

Benefícios para a organização e gestores:
 Abertura de espaço para o DI nas agendas e inserção do planejamento nas OSCs;
 Fortalecimento e ampliação de vínculos, das parcerias e do trabalho em rede;
 Fortalecimento da governança, transparência e accountability;
 Aperfeiçoamento da gestão e da mobilização de recursos;
 Melhoria na relação com o público-alvo e com a comunidade;
 Certificado de curso de extensão universitária aos gestores participantes.

O projeto DI é uma iniciativa ICom/CAIS, em parceria com o Programa ESAG Comunidade da UDESC/ESAG, e conta com o apoio do IAF – Inter-American Foundation e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. O projeto também é fruto do investimento social privado das empresas: Cassol Centerlar, Instituto C&A, Santinvest e Tractebel Energia.

Informações: 48- 3222-5127 com Renata – renata@icomfloripa.org.br ou Regina – regina.may@icomfloripa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário