quinta-feira, 17 de julho de 2014

Professor Daniel Cefai (França) participou de diálogo com o NISP no último dia 24/07.


O professor Cefaï é sociólogo, pesquisador do Instituto Marcel Mauss e professor pesquisador do CNRS-EHESS em Paris, na França. Possui diversas publicações sobre as teorias da ação coletiva e o estudo dos problemas públicos. Atualmente é um dos principais nomes franceses no campo de estudos da abordagem pragmatista nas ciências sociais, especialmente na análise de fenômenos na esfera pública.

O encontro teve como foco...
dialogar com Cefaï sobre a pesquisa Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, a qual possui como objetivo analisar em que medida diferentes iniciativas da sociedade civil têm promovido inovações sociais na esfera pública, por meio do estudo de casos emblemáticos de formas diferenciadas de “ação coletiva” no âmbito da sociedade civil.

A pesquisa em andamento é coordenada pela Professora Maria Carolina Andion, incluindo como demais integrantes a Professora Lucina Ronconi e os mestrandos de Administração da UDESC/ESAG, Rubens Lima Moraes, Lilian Duarte, Aghata Gonsalves e André Tiago da Silva (orientados pela professora Carolina Andion).

Cada integrante apresentou seu estudo de caso, sendo respectivamente Conselho de Saúde de Florianópolis, Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Instituto Padre Vilson Groh, Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis e Projeto de Extensão Universitária de Florianópolis voltado ao público idoso.


 Foto: ORD/NISP


O professor Cefaï compartilhou suas impressões, sugestões e referenciais teóricos sobre a pesquisa do NISP, como também, nos contou um pouco de sua trajetória e trabalhos desenvolvidos.



Nos dois dias seguintes, dias 25 e 26/07, o professor Daniel Cefaï esteve no Núcleo ORD da UFSC, parceiro do NISP em diversas atividades (http://redeord.com/novo/?p=3562).



A visita do professor Daniel Cefai foi muito importante, principalmente pela similaridade das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo professor e pelo nosso núcleo e principalmente para dialogar a respeito de seu trabalho, pois estamos utilizando como referencial teórico suas publicações.



Para saber mais sobre as publicações do professor Cefai, acesse a página do professor no portal Academia.edu (http://ehess.academia.edu/DanielCefa%C3%AF), o qual disponibiliza vários de seus artigos, sendo diversos já traduzidos para o português.




Colaboraram com este post: Aghata Gonsalves e Jorge Braun.


Nenhum comentário:

Postar um comentário