segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Atuação de conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente é tema de evento na Udesc

Experiências em Florianópolis e Itajaí foram debatidas em seminário promovido pelo ICom e pelo programa Esag Comunidade


Encontro no Plenário da Udesc reuniu representantes de diversas
organizações públicas e da sociedade civil. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom

As experiências do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em duas cidades catarinenses – Florianópolis (CMDCA) e Itajaí (Comdica) – foram debatidas em um seminário realizado na tarde desta quinta-feira, 25, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Seminário Governança e Legislação do CMDCA/Comdica reuniu gestores de diferentes organizações públicas e da sociedade civil (OSCs), pesquisadores e acadêmicos.

A apresentação do CMDCA de Florianópolis foi realizada por Dória Conceição de Moraes Vicente e a do Comdica de Itajaí, foi representada por Fernanda Cristina da Luz e Iolanda Cabral.

Foram discutidos a trajetória, o papel, os principais desafios enfrentados pelas organizações e suas perspectivas, avanços e inovações, de modo a pensar alternativas e possibilidades futuras para o fortalecimento dos conselhos municipais.


Representantes do Comdica, de Itajaí, e do CMDCA, de Florianópolis, falaram
sobre desafios e perspectivas dos conselhos municipais

O evento foi promovido pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), em parceria com o programa de extensão Esag Comunidade, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), coordenado pela professora Carolina Andion.

Participaram do encontro membros de diversas entidades públicas e privadas, incluindo o juiz corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Alexandre Takashima, e representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (Cadi), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho tutelar, do Hospital Infantil Joana de Gusmão, da Fundação Franklin Cascaes, da Secretaria Municipal da Saúde e da Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina (Ahesc), entre outras.

Agenda de seminários

Com o objetivo de promover o diálogo sobre o Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes (SGDCA) de Florianópolis e sua composição, discutindo o papel do CMDCA nesse contexto, o seminário faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) promovido em parceria entre o ICom e o programa Esag Comunidade, da Udesc Esag.

Outros dois seminários já foram realizados na Udesc pelo PDI este ano e mais dois estão planejados para ocorrer.


Professora Carolina Andion coordena o programa Esag Comunidade, parceiro da iniciativa




Segundo a professora Carolina Andion, "a realização dos seminários visa, ao final do programa, construir uma agenda propositiva com propostas concretas para o fortalecimento do SGDCA, a ser entregue aos próximos candidatos a prefeito".

O programa

Lançado em julho, PDI visa estimular o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com crianças e adolescentes em Florianópolis, promovendo o fortalecimento da rede que compõe o Sistema de Garantias de Direitos das Crianças e Adolescentes na Capital.

A iniciativa oferece a gestores de 15 OSCs, membros do CMDCA, um programa de formação com cerca de cem horas, além de encontros periódicos, oficinas práticas e seminários temáticos, que visam resultar, entre outros benefícios, na elaboração de um plano de desenvolvimento institucional para cada organização.



Outros dois seminários relacionados ao programa serão realizados até o final do ano

Contribuição do Jornalista Gustavo Cabral Vaz
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 



Nenhum comentário:

Postar um comentário