terça-feira, 14 de outubro de 2014

Radar do NISP

Radar do NISP
~ por dentro da inovação social ~


Eventos


Seminário Social Good Brasil 2014 – Florianópolis


  O Seminário Social Good Brasil (SGB) está com inscrições abertas. Com foco no uso de mídias e inovação para transformação social, o evento será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, em Florianópolis. Este ano o tema é 'Protagonismo + Inovação social: A nova ferramenta de mudança é você'.



Hub Escola 2014 – Florianópolis

Inovação Social na Prática
A Hub Escola acontecerá no período de 5 de a 12 de novembro. O Evento ocorrerá espalhado pela cidade, com oficinas no CIC, CAIS, Celta, SEBREAE, Cesusc e no Parque Tecnológico Sapiens Parque.




11ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DO ISTR

A 11 º CONFERENCIA INTERNACIONAL DO ISTR  - THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THIRD-SECTOR RESEARCH - aconteceu em Muenster, Alemanha,  
entre 22 e 25  de julho de 2014.




Chamadas de Trabalho

 IRSPM 2015 - Chamada de trabalho aberta:  
Moldando o Futuro - 
RE-INVENÇÃO OU REVOLUÇÃO?

Universidade de Birmingham, 30 de março - 01 de abril de 2015 
 O prazo para propostas é 15 de outubro de 2014.

 Conferencia - Associação de Pesquisa de 
Gestão Pública - 2015 (PMRA).:  
As propostas serão submetidas por um comitê avaliador, os temas da conferência irão surgir a partir das propostas apresentadas, porém, vale destacar dois temas importantes: A relação da gestão pública com democracia e cidadania e os desafios da integração de diferentes tipos de abordagens teóricas e empíricas para bolsa de estudos.

Prazo para recepção das propostas: 31 de outubro de 2014.
Onde: Minneapolis, Minnesota, EUA – 11 a 13 de junho de 2015.




Florianópolis, 18, 19 e 20 de março de 2015. Confira detalhes da chamada para submissão de artigos

Artigos

 Understanding Innovation: What Inspires It? What Makes It Successful?O presente artigo trata de responder a duas perguntas que fazem parte do título do mesmo:  O que inspira a inovação? e O que faz com que ela seja bem sucedida? com base nas inovações no governo dos Estados Unidos. Jonathan WaltersPublicado em: dezembro de 2001 em Governing Magazine
 The Effect of Government Funding on Nonprofit AdministrativeEfficiencyO artigo aborda a questão do financiamento público e seu impacto sobre a eficiência administrativa de organizações sem fins lucrativos e apresenta o impacto do financiamento de um grupo de organizações sem fins lucrativos por um período de 11 anos. Peter Frumkin and Mark T. KimPublicado em: Outubro de 2002   Government Innovation around the WorldO presente artigo traz uma abordagem sobre as inovações produzidas pelos governos em todo mundo nos últimos 20 anos.Dr. Elaine C. KamarckPublicado em: Novembro de 2003

 Sarah Soule: Why Design Thinking Is an Effective Tool forSocial EntrepreneursO artigo trata da importância do design thinking para empreendedores sociais.Sarah SoulePublicado em: 05 de novembro de 2013




Livros

Manual Internacional sobre Inovação Social

Éditions Edward Elgar, 2013, 528 páginas.
Autores: Frank Moulaert, Diana MacCallum, Abid Mehmood, Abdelillah Hamdouch
Tema: Inovação Social

Este Manual traz rigor conceitual para o debate acerca dos modelos de inovação frente os desafios sociais e fornece narrativas interessantes de inovação social na prática.
"Os desafios da pobreza e da exclusão social não podem ser totalmente resolvidos através de políticas públicas convencionais e inovação orientada pelo mercado. Os estudos de caso deste Manual capturam alguns dos fatores-chave de sucesso da ação social inovadora em diferentes contextos socioeconômicos. Este manual irá inspirar os leitores, pois destaca a criatividade e o empenho de diversas empresas e movimentos que trabalham para a inovação social."  - Anna Kajumulo Tibaijuka.
  

A inovação social

Publicado por University Press of Quebec, 2014, 474 páginas
 Autores: Benoît Lévesque , Jean-Marc Fontan , Juan-Luis Klein
Tema: Inovação Social

O livro discute diferentes etapas da trajetória intelectual acerca da inovação social e propõe caminho para uma renovada reflexão sobre inovação social, destacando a necessidade de iniciar uma nova onda de inovações para combater a atual crise que afeta todo o sistema capitalista.




SOCIEDADE CIVIL

Autor: Michael Edwards
Tema: Sociedade Civil

Sociedade Civil tornou-se um padrão de trabalho de referência para aqueles que buscam compreender o papel da ação cidadã voluntária. Instabilidade mundial recente mostrou a importância dos movimentos sociais e protestos de rua na política mundial. O livro demonstra o poder que as pessoas têm de dar forma às suas sociedades, geralmente é canalizando através da participação no dia-a-dia em associações voluntárias e comunidades: expressões da vida civil "normal" para além das manchetes. Esta nova edição explora questões que têm se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, incluindo a sobreposição entre a sociedade civil e o mercado sob a forma de empresas sociais e "filantropia de risco", e o papel crescente das mídias sociais e tecnologias de informação e comunicação na interação cívica.



Fatores Sociais de Desenvolvimento da Sociedade Civil na Ucrânia.
Lambert Academic Publishing. 172 páginas.
Autor: Taras Matviychuk.
Tema: Sociedade Civil

Com o desenvolvimento da interação social e com o histórico humano progredir no caminho da evolução social e econômica, moral, espiritual, perspectivas filosóficas, existe uma oportunidade de considerar o fenômeno da sociedade civil numa nova gama, a gama de fatores sociais de sua formação e desenvolvimento. Neste campo de estudo e pesquisa da cidadania civil, o conceito sociológico da sociedade civil é o mais relevante. Usando as ferramentas teóricas e de pesquisa social e cientifica, podemos destacar os novos aspectos da cidadania civil e das condições de impacto social sobre a formação da sociedade civil. O livro inclui uma seção sobre certos fatores sociais envolvidos no processo de formação da sociedade civil na Ucrânia.




 Por uma nova globalização: o desafio de inovar
Publicado por Presses de l'Université du Québec, 414 páginas
Autor: Juan-Luis Klein e Mathieu Roy (editor-adjunto)
Tema: Inovação Social
 
A crise financeira de 2008, estendendo-se a política e geopolítica sociais, acelera o desafio de cidadãos de aprendizagem e, ao fazê-lo, cria novas formas de ação coletiva na sociedade civil, desenhando gradualmente novos contornos de globalização.  Este livro, que reúne os principais casos apresentados no terceiro simpósio internacional realizado pelo Centro de Pesquisa em Inovações Sociais (crises), em abril de 2011, tem como objetivo analisar as opções sociais inovadoras contra o modelo neoliberal e as formas de ação coletiva e criatividade que emergem, em seguida, ele expõe exemplos de respostas inovadoras para a crise em contextos setoriais e territoriais. Finalmente, estabelece as bases para um novo modelo de globalização construída em torno dos novos requisitos, valores e aspirações cívicas.

   
O PODER DA INOVAÇÃO SOCIAL
The Power of Social Innovation: How Civic Entrepreneurs Ignite Community Networks for Good 
March 2010, Jossey-Bass – 304 paginas.
Autores: Stephen Goldsmith, Michael R. Bloomberg (Foreword by) with Gigi Georges, Tim Glynn Burke
Tema: Inovação Social

Goldsmith fornece um conjunto de ferramentas úteis para os executivos públicos e empresariais, entidades sem fins lucrativos e fundações inovadoras. Sua pesquisa incentiva uma transformação social, defendendo uma mudança de foco de serviços diretos aos cidadãos para a construção de novas redes com desempenhos mais elevados.

  

Colaboraram com essa edição do radar: Camila Cozer, Josiani Pinho e Julia Viezzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário